Memória e narrativa no Projeto Integrado de Prática Educativa I (PIPE I) no segundo semestre de 2015 do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44722Abstract
A experiência com alunos do curso de graduação em Teatro, relatada neste texto, tem como objetivo buscar alternativas diferenciadas de atuação dos licenciandos em Teatro em escolas básicas e comunidades. Tenho trabalhado com compartilhamentos de processos cênicos, compreendendo que apreciar o teatro é tão fundamental quanto aproveitar os momentos de aula, o que tem sido a forma mais convencional de atuação dos professores em formação por meio de estágios. Aqui são colocados em evidência os procedimentos de trabalho, partindo da particularidade de cada ingressante e, ao mesmo tempo, considerando o que é comum entre as memórias, juntando as narrativas. Durante o segundo semestre de 2015 foram feitas três apresentações; a primeira delas, em uma associação de moradores de bairro; a segunda, em uma escola estadual; a terceira, na própria universidade. Os temas levados pelos graduandos – escolha profissional, separação de pais, opção de sexualidade, quedas na infância, entre outros – aproximaram-se da jovem plateia. O exercício mostrou-se bastante potente, e ficou no grupo o desejo de dar continuidade à iniciativa, após o término da disciplina, por meio de um projeto de extensão que permita maior circulação de ideias e diálogo com outras escolas e comunidades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-21
How to Cite
CAMPOS, V. Memória e narrativa no Projeto Integrado de Prática Educativa I (PIPE I) no segundo semestre de 2015 do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 163–176, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44722. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44722. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).