Breves notas de viajantes estrangeiros sobre a história da dança em Goiás e alguns desafios para a educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44699Abstract
Este artigo apresenta algumas notas e reflexões sobre memórias da dança e costumes do povo sertanejo, descritas em diários de viajantes estrangeiros que passaram por Goiás entre o final do século XIX e meados do século XX. Para isso, valemo-nos de estudos documentais de diários escritos por esses viajantes, bem como de estudos teóricos realizados em livros e artigos produzidos sobre o tema. Foi possível identificar e discutir que a dança produz linguagens sobre os costumes, os valores e as representações de uma determinada sociedade. Gestos e técnicas corporais constituem o feminino e o masculino de uma época, mas deixam marcas e rastros na educação e na cultura.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-21
How to Cite
CHAVES DE FIGUEIREDO, V. M.; NICOLINO, A. da S. Breves notas de viajantes estrangeiros sobre a história da dança em Goiás e alguns desafios para a educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 85–96, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44699. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44699. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).