Física e segurança no trânsito: um curso de física e educação para o trânsito para jovens e adultos
Abstract
A educação para o trânsito é, possivelmente, o mais importante meio para reduzir o número assustador de mortes e lesões em acidentes. Uma formação cidadã baseada no respeito à vida e em conhecimentos sobre ciência e legislação pode diminuir significativamente a incidência de conflitos e acidentes de trânsito. O presente trabalho, fundamentado nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), apresenta o planejamento e a aplicação de um curso de Física e Segurança no Trânsito direcionado a jovens e adultos, visando à educação para o trânsito a partir da introdução de tópicos de legislação e conceitos de Física como velocidade, força de atrito, energia cinética, trabalho da força de atrito, distâncias de frenagem e tempos de reação em situações realistas, tipos de colisões, conservação de energia mecânica e quantidade de movimento linear. Este material foi aplicado em uma escola da rede particular de Porto Alegre, para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, como uma atividade opcional e complementar. Cabe ressaltar que estas UEPS constituem estratégias didáticas que fomentam e contextualizam o ensino de Ciências, especialmente de tópicos de Mecânica, podendo ser adaptadas para diferentes níveis de ensino e, até mesmo, para cursos específicos de formação de condutores. As sequências didáticas desenvolvidas formam um produto educacional contendo os roteiros das aulas, guias de atividades e guia de apoio ao professor, além de sugestões de vídeos e slides, para livre reprodução, adaptação e aplicação, disponível na forma de repositório digital no endereço: http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/pe_Goulart/. Espera-se, com este material, disseminar conhecimentos e fomentar a formação de pessoas educadas e prudentes no trânsito, visando à informação e à conscientização de condutores, passageiros e pedestres.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-26
How to Cite
URRUTH, H. G. da S.; STEFFANI, M. H.; SILVEIRA, F. L. da. Física e segurança no trânsito: um curso de física e educação para o trânsito para jovens e adultos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 313–321, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38326. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Relatos de Experiências
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).