Um duplo olhar para o PIBID: impactos nos cursos de Licenciatura e na comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38232Abstract
Este artigo apresenta uma análise dos desafios e impactos causados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em duas trajetórias docentes, às quais coube coordenar a gestão em dois distintos programas, um deles em uma Universidade federal e o outro em uma comunitária, ambos nos campi sede, situados na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e abrangendo sete municípios. O objetivo deste relato é partilhar as ações e os impactos causados nas Licenciaturas e no processo de formação docente (inicial e continuada), bem como nas comunidades que receberam bolsistas de Iniciação à Docência. As reflexões acerca desse momento, na condição de gestoras, resultaram do envolvimento anterior das docentes em várias intervenções no Ensino Superior, bem como na Educação Básica, as quais lhes possibilitaram uma reflexão sobre a aproximação Universidade/Escola. Em decorrência das propostas executadas, os cursos de Licenciatura de ambas as instituições obtiveram maior visibilidade, os acadêmicos ampliaram suas produções científicas, os supervisores retornaram à Universidade e participaram de momentos de formação continuada, gerando um consenso de que tanto a Universidade quanto a escola são co-formadoras da docência.Downloads
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Published
2015-10-23
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CARRETTA, Ângela S. J.; LINDNER, L. M. T. Um duplo olhar para o PIBID: impactos nos cursos de Licenciatura e na comunidade escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 231–246, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38232. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38232. Acesso em: 19 dec. 2024.
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