As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38226Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a aprendizagem da docência. Como estratégia de investigação, usam-se narrativas de bolsistas do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde, Goiás. A investigação, de natureza qualitativa, é conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência? Que aprendizagens estão sendo construídas no Pibid? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no Pibid? De modo geral, os bolsistas apontam que o Programa tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e com a sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-23
How to Cite
RIBEIRO, L. A.; PANIAGO, R. N.; OLIVEIRA, S. M. de. As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 161–176, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38226. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).