Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38223Abstract
Por meio deste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial dos licenciandos da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. Nessa significativa passagem para o caminho de se tornar um professor, compreendemos o valor de um modelo de formação reflexiva, em que se exige, cada vez mais, a reflexão continuada sobre a própria prática. Além da formação inicial de professores e do modelo de formação reflexiva, discute-se também a oportunidade que o Programa oferece de se exercer uma postura crítica em face da racionalidade técnica existente na carreira docente. Os resultados apontam para a importância crescente da formação de professores pesquisadores com uma prática autorreflexiva de ensino.Downloads
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Published
2015-10-23
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ANJOS, T. R. dos; PEREIRA, L. R.; ORLANDINI, P.; OZELO, H. F. B. Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 131–143, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38223. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38223. Acesso em: 19 dec. 2024.
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