O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul

Authors

  • Daniel Luciano Gevehr Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).
  • Josiane Richter Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).
  • Mônia Kothe Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38220

Abstract

O tema abordado neste artigo é a dinâmica de transformação da realidade acadêmica vivenciada por estudantes de licenciatura, em decorrência da implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid –, da CAPES no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). A preocupação com a formação de professores com qualidade tem marcado a trajetória do ISEI, desde sua criação até nossos dias e, nesse contexto, a implantação do programa Pibid acabou fortalecendo esse objetivo. Em nossa análise, isso foi possível principalmente em virtude do maior tempo de permanência dos bolsistas na instituição e sua maior vinculação com o fazer pedagógico, objetivo principal do programa. Privilegiamos, aqui, as experiências de dois programas pouco difundidos ainda em nosso país, que são o Pibid de Música e Letras: Português-Alemão, sendo esse último um dos poucos existentes no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Luciano Gevehr, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenador Institucional do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Josiane Richter, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenadora do Pibid – Letras: Alemão do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Mônia Kothe, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Coordenadora do Pibid – Música do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

Published

2015-10-23

How to Cite

GEVEHR, D. L.; RICHTER, J.; KOTHE, M. O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 79–98, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38220. Acesso em: 17 jul. 2024.