Ensino médio politécnico e a relação dos alunos com o saber
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38154Abstract
Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, além de se investigar a presença da Matemática em suas pesquisas. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas.Downloads
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Published
2015-10-21
How to Cite
PACINISCHU, A. M.; BÚRIGO, E. Z. Ensino médio politécnico e a relação dos alunos com o saber. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 105–118, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38154. Acesso em: 19 dec. 2024.
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