Novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa
Abstract
Ensinar uma língua estrangeira, como qualquer outra disciplina do currículo escolar, requer preparação pedagógica e conhecimento teórico. Diante do contexto em que vivemos atualmente, nota-se que o ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil e nos Anos Iniciais das escolas públicas precisa de elementos norteadores que venham a atender às especificidades de ensino -aprendizagem dessa faixa etária. A AMOP, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, organiza encontros pontuais de formação continuada ao longo do ano para as diversas áreas do conhecimento, proporcionando a interação entre os profissionais envolvidos com o ensino, inclusive os de Língua Inglesa, dos municípios filiados ao órgão. Entretanto, considerando que a prática de ensino da Língua Inglesa para essa faixa etária é relativamente nova, observa-se que tais encontros oferecidos atendem minimamente a essas necessidades, não correspondendo com à demanda das questões relacionadas à implantação dessa disciplina nas escolas, tampouco aos anseios e às angústias dos professores. Assim, o objetivo dessa pesquisa é ampliar a proposta de formação continuada oferecida pela AMOP, por meio da elaboração de uma página da Internet para o acesso e utilização dos professores de Língua Inglesa atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico para este estudo conta com as contribuições de Moran (2000), Catapan (2002) e Lévy (1993) que discutem as relações da tecnologia com a Pedagogia e práticas de ensino e, também, com os pressupostos de Motter (2013), sobre os métodos de ensino de Língua Inglesa para crianças. Como metodologia de trabalho, serão utilizados os tipos de pesquisa analítica, interpretativa, bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, pode-se destacar os estudos bibliográficos, as reuniões com representantes do órgão e início da elaboração da página da Internet.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-13
How to Cite
BELL’AVER, J.; DUTRA, A. Novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 259–265, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38028. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Relatos de Experiências
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).