Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37987Abstract
Apresentaremos, neste trabalho, parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi testar e avaliar uma metodologia de Ensino de Ciências que os pesquisadores avaliaram ter potencial para o desenvolvimento das habilidades preconizadas nos documentos que orientam a EJA. Para testar a metodologia, foi elaborada uma sequência de ensino baseada nos pressupostos do Ensino de Ciências por investigação (SEI) e as atividades foram desenvolvidas em uma turma de secretariado na modalidade Proeja, do Instituto Federal de Educaçaão, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Para analisar os dados obtidos nessa pesquisa, foi utilizado o referencial de pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo. A análise dos resultados indica que a metodologia tem um forte potencial de desenvolver as habilidades que o ensino de ciências pressupõe quando se trata de EJA, tais como o levantamento de hipóteses, a testagem de hipóteses, a resolução de problemas e argumentação, bem como o desenvolvimento de atitudes e tomada de consciência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-09
How to Cite
FERREIRA JUNIOR, M. B.; SOUZA, P. H. de. Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 151–166, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37987. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37987. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).