A história escolar à luz do seu olhar: relatos de alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34130Abstract
Discussões sobre inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola vêm crescendo tanto no âmbito internacional como no nacional. Tal discussão se incorpora nos discursos e ações na instituição escolar e na formação docente. Esta investigação parte da necessidade de levantar elementos para (re)pensar propostas de inclusão de jovens com deficiência visual no Instituto Federal do Rio Grande do Norte após a criação do núcleo de apoio. Intenciona?se conhecer a voz de jovens cegos e, a partir de suas experiências sinalizar os caminhos e descaminhos tomados pelo núcleo de apoio. Optou?se por utilizar elementos metodológicos apoiados na história de vida de dois alunos cegos desde a infância até a entrada no ensino superior. A partir das respostas, emergiram as seguintes categorias: a infância e o papel da família; a trajetória escolar; e, por fim, as ações do núcleo de apoio, dividindo?se em atitudes inclusivas e obstáculos. A primeira categoria resgata as ações da família no processo de ensino?aprendizagem. A segunda categoria trata do início da educação formal. A última categoria analisa o processo de inclusão na instituição, na percepção dos próprios alunos. Os resultados sinalizam para a necessidade de ações partilhadas entre família, docentes, colegas na instituição escolar e outros profissionais que garantam a inclusão desses jovens.Downloads
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Published
2015-02-24
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RODRIGUES, M. R. V. M.; SILVA, M. G. L. da. A história escolar à luz do seu olhar: relatos de alunos com deficiência visual. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 153–173, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34130. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34130. Acesso em: 19 dec. 2024.
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