As múltiplas funções sintético-semântica do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3409Abstract
Resumo O presente artigo discute a importância dos estudos funcionalistas para o ensino de língua portuguesa e toma como elemento de análise os usos do item onde na produção de texto de alunos do Ensino Médio. A escolha dessa vertente teórica dá-se pelo fato de que essa teoria permite observar a língua em uso, verifi cando como o falante se adequa às situações de fala, à situação comunicativa. Em sala de aula, a análise da língua em uso permite não somente o reconhecimento dos variados usos da língua portuguesa, mas também a compreensão das regras sintático-semânticas que determinam o desempenho lingüístico dos falantes. Palavras-chave: Funcionalismo, língua em uso, multifuncionalidade, ensino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-03-01
How to Cite
FILETTI, E. As múltiplas funções sintético-semântica do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 157, 2008. DOI: 10.5216/rp.v18i2.3409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/3409. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).