A mídia versus a leitura significativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26697Abstract
O presente artigo investiga a função cultural e social da escola diante de uma mídia popularizada que tem interferido no processo de aquisição da leitura e escrita. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do processo de letramento, dos meios de comunicação e da falta de preparo do sistema educacional perante esses recursos tecnológicos. Como aporte teórico, utilizou-se Magda Soares, Frank Smith, Ezequiel Teodoro Silva, Moran, Foucambert, Adorno e Walter Benjamin, importantes autores para a discussão sobre leitura e os veículos de comunicação. Assim, conclui-se que a escola deve utilizar de forma consciente a cultura imposta pela mídia como um instrumento pedagógico educativo para formar leitores críticos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-10-02
How to Cite
RODRIGUES, C. N.; SILVA, J. das D.; SOUZA, K. F. P. de; SILVA, S. S. A mídia versus a leitura significativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26697. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26697. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).