Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21218Abstract
O subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, em Marília-SP, busca promover ações dos licenciandos/bolsistas em espaço colaborativo de trabalho, junto a professores da rede municipal de ensino na produção e utilização de Tecnologia Assistiva (TA); além disso favorece a formação e a preparação para o exercício da docência. Os recursos de TA têm por objetivo atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência, matriculados em classes de anos iniciais do ensino fundamental, e que frequentam sala de recursos de atendimento especializado. O processo de inclusão de crianças surdas requer observação criteriosa e planejamento adequado das estratégias a serem desenvolvidas, principalmente, considerando que a linguagem envolve um processo sofisticado e complexo, uma vez que está relacionada à elaboração e à simbolização do pensamento humano, permitindo a comunicação do homem com os seus semelhantes. Esse relato apresenta alguns dados de observação e sugestões de recursos didáticos adaptados que vêm sendo construídos a partir de indicativos e orientações de uma bolsista desse Subprojeto Pibid. Salientou-se que a parceria colaborativa entre os integrantes da sala de aula, alunos, professora e possíveis auxiliares do trabalho docente também deve ser incentivada. A construção dos recursos assinalados fundamentou-se numa proposta de colaboração, troca e formação acadêmica, já que representou busca de conhecimento e espaço de discussão da melhoria da prática pedagógica por uma escola de qualidade para todos.Downloads
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Published
2012-11-29
How to Cite
OLIVEIRA, F. I. W. de; CARDOSO, L. S. Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21218. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
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