Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21206Abstract
O estudo tem como tema a formação profissional na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A luta desse grupo caracterizou qualitativamente o trabalho, levando em consideração a subjetividade, valores e crenças. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como paradigma o materialismo dialético para encontrar respostas à problemática da pesquisa. Dessa forma, temos como objetivos estudar as competências necessárias ao profissional que trabalha com a inclusão, apresentar princípios que norteiam a formação profissional, destacar fatores que influenciam a forma como a inclusão é pensada, investigar a relação da inclusão com a Educação Física e, finalmente, descrever alguns desafios encontrados pela inclusão nas instituições escolares. Constatou-se que pouco tem sido o investimento e o interesse dos órgãos públicos com o bem-estar desse grupo, ou seja, sem um compromisso político e financeiro com o sistema educacional, pouco pode ser mudado. A ausência de informação ainda na formação inicial dos profissionais também foi um fator de destaque para esta pesquisa, na medida em que se levantou a importância da constante formação e a capacitação profissional. Assim, pretendemos aprofundar os estudos sobre a educação inclusiva, pois acreditamos que o processo de conscientização acerca da inclusão social e educacional se efetivará por meio da união dos participantes da sociedade.Downloads
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Published
2012-11-29
How to Cite
NUNES, N. M. Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográfico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21206. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21206. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
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Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
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