Formação inicial de professores: um campo de sentido e de compreensão das relações com o magistério
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16283Abstract
Neste trabalho, buscamos compreender de que modo três estudantes em formação inicial de professores entram em atividade ao assumir a docência. Tal compreensão se apoia nos elementos trazidos das narrativas produzidas pelas estagiárias num contexto de experiência didática (Projeto Integrado – 2007), durante o 3º ano do curso de Pedagogia. As narrativas foram instrumentos de coletas de dados, cumprindo o papel de sugerirem informações de como as estudantes se posicionavam diante do seu futuro campo de atuação, a partir da relação que conseguem estabelecer com o magistério, mesmo estando em formação inicial. Isso foi possível devido à inserção dessas estudantes no ambiente escolar, uma vez que assumiram algumas conduções de aulas associadas às articulações que fizeram ao considerarem as dimensões envolvidas no processo de aprendizagem sobre constituir-se professor. Nesse sentido, o cenário escolar caracterizou-se como um espaço promissor para a reflexão das estudantes acerca do exercício docente. Assim, contamos com a Teoria da Atividade para compreender as diferentes relações com o magistério, que foram se configurando a partir do contato que as estudantes estabeleciam com os conteúdos inerentes à docência: a sala de aula, a professora do estágio, os alunos da sala, o ensino, a aprendizagem e a própria profissão.Downloads
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Published
2011-11-23
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DUCATTI-SILVA, K. C. Formação inicial de professores: um campo de sentido e de compreensão das relações com o magistério. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 72, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16283. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/16283. Acesso em: 19 dec. 2024.
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