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Author Guidelines

* Informamos que a Revista Polyphonía não cobra taxas ou quaisquer encargos financeiros pela publicação dos conteúdos disponibilizados em nossa plataforma.

Normas para apresentação de originais
Informações gerais

A Revista Polyphonía é um periódico de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica, por meio da divulgação de ensaios, pesquisas e experiências pedagógicas. Sua configuração contempla artigos que abordem, a partir das diversas áreas de conhecimento, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem e a formação de professores. A Revista Polyphonía recebe artigos inéditos de autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, que tratam do ensino na educação básica, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos

Os trabalhos encaminhados para submissão são apreciados pelos membros da Comissão Editorial e, sem identificação de autoria, são submetidos aos integrantes do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc, para avaliação. Pequenas modificações e correções nos textos serão feitas pela própria comissão; alterações mais substanciais sugeridas pelos consultores serão efetuadas em consenso com o autor.
 
A Revista Polyphonía reserva-se o direito de não publicar artigos de um mesmo autor em intervalos menores que 12 meses, além de poder recusar um trabalho sobre o qual tenham sido feitas ressalvas e/ou solicitadas alterações pelos pareceristas, as quais não foram atendidas.

Preparação dos originais

Os textos poderão ser apresentados em português ou nas línguas inglesa, francesa e espanhola, devendo conter, obrigatoriamente, a versão para o inglês do título, resumo e palavras-chave. Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), no Portal de Periódicos da UFG. O texto deve estar gravado em formato Microsoft Word for Windows (espaçamento: 1,5; tipo de letra: Times New Roman; fonte: 12; folha: A4; margens: 2,5 cm) e toda e qualquer possível identificação de autoria deverá ser retirada do documento, pois a identificação de autoria é feita por meio dos metadados.
Os trabalhos deverão apresentar um resumo (com extensão entre cem e duzentas palavras), em parágrafo único, contendo o objetivo, método e conclusão, e deverá ser seguido de palavras-chave (no máximo cinco, com iniciais minúsculas e separadas por vírgula). Deverão conter também título em inglês, abstract e keywords. Quanto à extensão, deverão ter entre oito e quinze laudas.
O nome do autor (ou autores) não deverá aparecer no documento submetido. Os dados do autor (ou autores), como já mencionado, deverão aparecer apenas nos metadados. Ao preencher os metadados o autor (ou autores) deve(m) colocar uma pequena biografia onde não pode faltar os seguintes dados: vínculo institucional e endereço eletrônico.
As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos e mapas), que serão denominadas figuras (abreviadas como Fig.), deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, em definição igual ou superior a 300 dpi para fotografias e 600 dpi para as demais imagens (desenhos, gráficos, mapas).
As tabelas deverão ser numeradas também com algarismos arábicos e apresentar títulos claros e concisos, além da indicação das fontes correspondentes. Siglas e abreviações deverão estar seguidas de seu significado.
As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas, sem entrada de parágrafo, com recuo de texto de 4 cm, em espaço simples, com entrelinhas duplas antes e depois da transcrição, digitadas em fonte 10.
As menções a autores, no correr do texto, mas destacadas dele, deverão subordinar-se à forma autor-data, entre parênteses, como no exemplo: (FRIGOTTO, 1998). Se inserido no texto, o nome do autor constará fora dos parênteses, como no exemplo: “Conforme Frigotto (1998)”. Diferentes títulos do mesmo autor e com a mesma data deverão ser diferenciados pela adição de uma letra após a data: (KUENZER, 2000a), (KUENZER, 2000b).
Quando houver citação de um texto com mais de três autores, deverá ser usado o sobrenome do primeiro autor seguido de et al.: Ferreira et al. (2000).
As referências citadas no texto deverão ser apresentadas ao final do artigo, sob o título “Referências”, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023), conforme exemplos:

Referência de livro

BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Referência de artigo de periódico
CASTAÑOS, F. Dez contradições no enfoque comunicativo. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, SP, n. 21, p. 65-78, 1993.
FILETTI, E. Da linguagem em seus aspectos orais e escritos. Solta a Voz, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 29-42, jan./jun. 2004.

Referência de capítulo de livro
FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 25-54.

Referência de dissertações e teses
CONSOLO, A. D. O livro didático como insumo na aula de língua estrangeira (Inglês) na escola pública. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1990.
SOUZA, L. V. As proezas das crianças: das mal traçadas linhas ao texto de opinião. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

Referência de internet
ARAÚJO, R. M. de L. A reforma da educação profissional sob a ótica da noção de competências. Disponível em:  http://anped.org.br. Acesso em: 22 out. 2002.
Obs.: Se houver elementos como editora, ano, revista etc., estes devem ser citados.


Polyphonía – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae)
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