Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Rosemeri Pimentel Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil, rosemeripimentel@gmail.com
  • Jonas Cegelka da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, jonas.silva@iffarroupilha.edu.br https://orcid.org/0000-0002-8492-6702
  • Raquel Fernanda Ghellar Canova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, raquel.canova@iffarroupilha.edu.br https://orcid.org/0000-0003-0948-899X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81358

Resumo

O referido trabalho investigou as concepções de ciência e cientista de alunos das séries iniciais (3° e 5° ano) e finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Santa Rosa/RS. Ressalta-se a importância da temática considerando que, muitas vezes, essas concepções, quando entendidas de forma equivocada, não contribuem para a aprendizagem, além de poderem levar os alunos ao desinteresse pelas aulas de ciências. A pesquisa é de caráter exploratório e a construção dos dados aconteceu mediante questionário respondido pelos alunos. Esses questionários diferiram em algumas perguntas, considerando o diferente nível dos alunos, mas, o objetivo deles permaneceu o mesmo. Da análise dos dados, pode-se afirmar que os alunos possuem algumas concepções equivocadas do trabalho científico, como aquelas que reforçam a imagem individualista e de crescimento linear da ciência. Por outro lado, no contexto da pandemia da Covid-19 em que a pesquisa foi desenvolvida, a maior parte dos alunos entende a importância da ciência e do cientista no desenvolvimento das vacinas.

Downloads

Biografia do Autor

Rosemeri Pimentel, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil, rosemeripimentel@gmail.com

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza; Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande
do Sul, atuando na cidade de Santa Rosa.

Jonas Cegelka da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, jonas.silva@iffarroupilha.edu.br

Doutor em Educação em Ciências; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Raquel Fernanda Ghellar Canova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, raquel.canova@iffarroupilha.edu.br

Mestra em Geografia; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha,
Campus Santa Rosa.

Downloads

Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

PIMENTEL, R.; SILVA, J. C. da; CANOVA, R. F. G. Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 267–279, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81358. Acesso em: 17 abr. 2025.