Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81358Resumo
O referido trabalho investigou as concepções de ciência e cientista de alunos das séries iniciais (3° e 5° ano) e finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Santa Rosa/RS. Ressalta-se a importância da temática considerando que, muitas vezes, essas concepções, quando entendidas de forma equivocada, não contribuem para a aprendizagem, além de poderem levar os alunos ao desinteresse pelas aulas de ciências. A pesquisa é de caráter exploratório e a construção dos dados aconteceu mediante questionário respondido pelos alunos. Esses questionários diferiram em algumas perguntas, considerando o diferente nível dos alunos, mas, o objetivo deles permaneceu o mesmo. Da análise dos dados, pode-se afirmar que os alunos possuem algumas concepções equivocadas do trabalho científico, como aquelas que reforçam a imagem individualista e de crescimento linear da ciência. Por outro lado, no contexto da pandemia da Covid-19 em que a pesquisa foi desenvolvida, a maior parte dos alunos entende a importância da ciência e do cientista no desenvolvimento das vacinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)