Água, Fonte de Aprendizagem: Projeto Transdisciplinar de Ensino e Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81357

Resumo

O presente artigo visa a compartilhar reflexões sobre duas experiências formativas na qual os docentes tiveram a intenção de utilizar uma metáfora para produzir relações entre teorias e práticas e, assim, gerar reflexões e sistematizações conceituais ao dialogarem com os estudantes sobre temáticas em estudo. No artigo, analisamos as reflexões metafóricas produzidas na vivência formativa oportunizada pelo Projeto de ensino “Água, fonte de aprendizagem”, desenvolvida por Síveres (2017), em parceria com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. O projeto foi realizado na Chácara Recanto Kairós, no Distrito Federal, um espaço educativo que oportunizou vivência formativa e integração com a natureza. O eixo condutor do projeto foi a reflexão metafórica sobre a água e seu percurso, sempre em movimento e conectado em ciclos. O vídeo da vivência formativa (Síveres, 2017), produzido com apoio do Centro de Rádio e Televisão – CRTV, encontra-se disponível no Youtube e foi utilizado para promover Rodas de Conversa em aulas de estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O relato e a análise das Rodas de Conversa seguem apresentados neste artigo.

Downloads

Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, marilzasuanno@uol.com.br

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela
Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Luiz Síveres, Instituto Pedagogia Alpha, Brasília, Distrito Federal, Brasil, luiz.siveres@gmail.com

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Diretor-Presidente do
Instituto Pedagogia Alpha.

Lucicleide Araujo Sousa Alves, Doutora Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, lucycleyde@gmail.com

Pós-doutorado em Educação (UCB). Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.
Neuropsicopedagoga Clínica e institucional.

Downloads

Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

SUANNO, M. V. R.; SÍVERES, L.; ALVES, L. A. S. Água, Fonte de Aprendizagem: Projeto Transdisciplinar de Ensino e Aprendizagem. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 244–266, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81357. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81357. Acesso em: 17 abr. 2025.