Água, Fonte de Aprendizagem: Projeto Transdisciplinar de Ensino e Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81357Resumo
O presente artigo visa a compartilhar reflexões sobre duas experiências formativas na qual os docentes tiveram a intenção de utilizar uma metáfora para produzir relações entre teorias e práticas e, assim, gerar reflexões e sistematizações conceituais ao dialogarem com os estudantes sobre temáticas em estudo. No artigo, analisamos as reflexões metafóricas produzidas na vivência formativa oportunizada pelo Projeto de ensino “Água, fonte de aprendizagem”, desenvolvida por Síveres (2017), em parceria com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. O projeto foi realizado na Chácara Recanto Kairós, no Distrito Federal, um espaço educativo que oportunizou vivência formativa e integração com a natureza. O eixo condutor do projeto foi a reflexão metafórica sobre a água e seu percurso, sempre em movimento e conectado em ciclos. O vídeo da vivência formativa (Síveres, 2017), produzido com apoio do Centro de Rádio e Televisão – CRTV, encontra-se disponível no Youtube e foi utilizado para promover Rodas de Conversa em aulas de estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O relato e a análise das Rodas de Conversa seguem apresentados neste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)