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A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes

Autores

  • Lidiane Lima da Costa Vilela Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil
  • Juliana Simião Ferreira Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81356

Resumo

O ensino por meio de abordagens investigativas aproxima a Ciência do cotidiano dos estudantes e auxilia na promoção da alfabetização científica. Em Goiás, o componente curricular Iniciação Científica está presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás e tem como meta fomentar a iniciação científica por meio do ensino por investigação. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, que procurou verificar o perfil e a atuação dos profissionais da educação que atuam na Iniciação Científica, assim como promover e investigar a efetividade de um curso de formação continuada. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores não teve contato com o ensino por investigação e com a prática científica durante a formação inicial, e por isso, possuem pouca compreensão sobre o assunto, o que reflete na sua prática de ensino. Logo, apresentam dificuldades no planejamento das aulas e na condução das atividades do componente curricular, o que torna necessário estabelecer como gestão pública, a formação continuada dos docentes, para que possam aprender com as mudanças curriculares que a profissão docente exige.

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Biografia do Autor

Lidiane Lima da Costa Vilela, Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências (UEG); Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

Doutora em Ecologia e Evolução (UFG); Docente dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás.

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campina- PUC- Campinas; Docente de
ensino superior efetiva, na Universidade Estadual de Goiás-Campus Sudoeste, sede em Quirinópolis, no
curso de Ciências Biológicas e Docente no curso de Mestrado profissional de Ensino de Ciências-PPEC,
no campus de Anápolis.

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Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

VILELA, Lidiane Lima da Costa; FERREIRA, Juliana Simião; FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves. A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 224–242, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81356. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81356. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica