A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81356Resumo
O ensino por meio de abordagens investigativas aproxima a Ciência do cotidiano dos estudantes e auxilia na promoção da alfabetização científica. Em Goiás, o componente curricular Iniciação Científica está presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás e tem como meta fomentar a iniciação científica por meio do ensino por investigação. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, que procurou verificar o perfil e a atuação dos profissionais da educação que atuam na Iniciação Científica, assim como promover e investigar a efetividade de um curso de formação continuada. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores não teve contato com o ensino por investigação e com a prática científica durante a formação inicial, e por isso, possuem pouca compreensão sobre o assunto, o que reflete na sua prática de ensino. Logo, apresentam dificuldades no planejamento das aulas e na condução das atividades do componente curricular, o que torna necessário estabelecer como gestão pública, a formação continuada dos docentes, para que possam aprender com as mudanças curriculares que a profissão docente exige.
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- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)