A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81356

Resumo

O ensino por meio de abordagens investigativas aproxima a Ciência do cotidiano dos estudantes e auxilia na promoção da alfabetização científica. Em Goiás, o componente curricular Iniciação Científica está presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás e tem como meta fomentar a iniciação científica por meio do ensino por investigação. O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação, que procurou verificar o perfil e a atuação dos profissionais da educação que atuam na Iniciação Científica, assim como promover e investigar a efetividade de um curso de formação continuada. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores não teve contato com o ensino por investigação e com a prática científica durante a formação inicial, e por isso, possuem pouca compreensão sobre o assunto, o que reflete na sua prática de ensino. Logo, apresentam dificuldades no planejamento das aulas e na condução das atividades do componente curricular, o que torna necessário estabelecer como gestão pública, a formação continuada dos docentes, para que possam aprender com as mudanças curriculares que a profissão docente exige.

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Biografia do Autor

Lidiane Lima da Costa Vilela, Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil, lidianemel@yahoo.com.br

Mestre em Ensino de Ciências (UEG); Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil, juliana.ferreira@ueg.br

Doutora em Ecologia e Evolução (UFG); Docente dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás.

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil, wanessa.fialho@ueg.br

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campina- PUC- Campinas; Docente de
ensino superior efetiva, na Universidade Estadual de Goiás-Campus Sudoeste, sede em Quirinópolis, no
curso de Ciências Biológicas e Docente no curso de Mestrado profissional de Ensino de Ciências-PPEC,
no campus de Anápolis.

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Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

VILELA, L. L. da C.; FERREIRA, J. S.; FIALHO, W. C. G. A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 224–242, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81356. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81356. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica