Iniciação Científica no Ensino Médio: reflexões e experiências de jovens negros em duas escolas públicas de Governador Valadares/MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81350Resumo
Este artigo tem como objetivo central refletir e analisar as experiências vividas por estudantes negros no Projeto de Iniciação Científica UBUNTU/NUPEAAs (Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora) para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de MG (SEE-MG), promovido pelo programa ICEB (Iniciação Científica da Educação Básica). O foco desta investigação foram duas escolas públicas da cidade Governador Valadares/MG onde foram desenvolvidas as atividades deste projeto. Em relação ao nosso percurso metodológico, optamos por privilegiar a abordagem qualitativa de pesquisa educacional, utilizando-se de questionário com estudantes egressos do projeto. Os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciaram que as ações do projeto de Iniciação Científica contribuíram para que osjovens estudantes negros adquirissem conhecimentos no campo da ciência e também uma oportunidade de reconhecer sua identidade étnico-racial no ambiente escolar, que ainda é marcado pelo preconceito e o racismo.
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- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)