Iniciação Científica no Ensino Médio: reflexões e experiências de jovens negros em duas escolas públicas de Governador Valadares/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81350

Resumo

Este artigo tem como objetivo central refletir e analisar as experiências vividas por estudantes negros no Projeto de Iniciação Científica UBUNTU/NUPEAAs (Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora) para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de MG (SEE-MG), promovido pelo programa ICEB (Iniciação Científica da Educação Básica). O foco desta investigação foram duas escolas públicas da cidade Governador Valadares/MG onde foram desenvolvidas as atividades deste projeto. Em relação ao nosso percurso metodológico, optamos por privilegiar a abordagem qualitativa de pesquisa educacional, utilizando-se de questionário com estudantes egressos do projeto. Os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciaram que as ações do projeto de Iniciação Científica contribuíram para que osjovens estudantes negros adquirissem conhecimentos no campo da ciência e também uma oportunidade de reconhecer sua identidade étnico-racial no ambiente escolar, que ainda é marcado pelo preconceito e o racismo.

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Biografia do Autor

Lucinei Pereira da Silva, Rede Estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lucinei.pereira28@gmail.com

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI-UFMG). Professor de História na Rede Estadual de Minas
Gerais (SEE-MG).

Michelle Gonçalves Rosa, Rede Estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, michellehelena1@yahoo.com.br

Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Neabi-UFOP); Professora de Filosofia na
Rede Estadual de Minas Gerais (SEE-MG).

Fernanda Cristina De Paula, Universidade Vale do Rio Doce, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, fernanda.paula@univale.br

Doutora em Geografia (Unicamp); Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gestão
Integrada do Território (UNIVALE).

Rita Cristina de Souza Santos, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil, rita.santos@mprj.mp.br

Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Assessora Técnica em Psicologia no Ministério Público do
Estado do Rio de Janeiro (MPRJ/CRAAI-MACAÉ).

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Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

SILVA, L. P. da; ROSA, M. G.; DE PAULA, F. C.; SANTOS, R. C. de S. Iniciação Científica no Ensino Médio: reflexões e experiências de jovens negros em duas escolas públicas de Governador Valadares/MG. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 167–188, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81350. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81350. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica