Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-12-29. Leia a versão mais recente.

Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio no Âmbito dos Institutos Federais: Práticas, Desafios e Contribuições Formativas

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81349

Resumo

O presente estudo tem duplo objetivo: identificar as principais contribuições formativas e desafios relacionados à iniciação científica, no Ensino Médio, e apresentar uma proposta de percurso metodológico integrado a um software para auxiliar professores e estudantes a sistematizar a construção dos projetos de pesquisa, no âmbito dos Institutos Federais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e descritivo. Os procedimentos metodológicos envolvem a compilação de um corpus, com estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2018 a 2022, analisados com auxílio do método de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para um conjunto de dimensões, acadêmica, pessoal, tecnológica, institucional e investigativa que impactam no desenvolvimento das ações institucionais, nas relações de ensino, aprendizagem, mediação e orientação, durante o processo de formação científica e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular
do Instituto Federal do Amazonas e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino
Tecnológico (IFAM). Membro do Grupo de Pesquisa - Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.
Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio no Âmbito dos Institutos Federais: Práticas, Desafios e Contribuições Formativas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 148–166, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81349. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81349. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica