Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio no Âmbito dos Institutos Federais: Práticas, Desafios e Contribuições Formativas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81349Resumo
O presente estudo tem duplo objetivo: identificar as principais contribuições formativas e desafios relacionados à iniciação científica, no Ensino Médio, e apresentar uma proposta de percurso metodológico integrado a um software para auxiliar professores e estudantes a sistematizar a construção dos projetos de pesquisa, no âmbito dos Institutos Federais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e descritivo. Os procedimentos metodológicos envolvem a compilação de um corpus, com estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2018 a 2022, analisados com auxílio do método de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para um conjunto de dimensões, acadêmica, pessoal, tecnológica, institucional e investigativa que impactam no desenvolvimento das ações institucionais, nas relações de ensino, aprendizagem, mediação e orientação, durante o processo de formação científica e tecnológica.
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- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)