Práticas de Iniciação à Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades a partir de uma proposta de espiral investigativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81342Resumo
Neste artigo, analisa-se de que modo a proposta de Espiral Investigativa, fundamentada em pressupostos do Planejamento na Abordagem Emergente e em uma concepção de investigação como um princípio existencial, fomenta a Iniciação à Pesquisa em crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo aproximou-se de uma pesquisa-ação e foi desenvolvido no decorrer de um semestre junto a uma turma de 3º Ano de uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. O corpus da pesquisa foi composto de registros em Diário de Campo, filmagens, registros fotográficos, transcrições de áudio e entrevistas com as crianças participantes do estudo. O material foi analisado por meio de uma aproximação com a técnica de Análise Textual Discursiva. A análise das categorias infere que o desenvolvimento da proposta de Espiral Investigativa tensiona as concepções instrumentais, muitas vezes, associadas às práticas de Iniciação à Pesquisa. Para além da aprendizagem de um pretenso método ou etapas do fazer ciências, a proposta analisada permite que as crianças exercitem a curiosidade epistêmica, a humildade intelectual, a autoconfiança nas capacidades de aprendizagem e a projetação de empreendimentos investigativos para a resolução de problemas emergentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)