Práticas de Iniciação à Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades a partir de uma proposta de espiral investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81342

Resumo

Neste artigo, analisa-se de que modo a proposta de Espiral Investigativa, fundamentada em pressupostos do Planejamento na Abordagem Emergente e em uma concepção de investigação como um princípio existencial, fomenta a Iniciação à Pesquisa em crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo aproximou-se de uma pesquisa-ação e foi desenvolvido no decorrer de um semestre junto a uma turma de 3º Ano de uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Arroio do Meio/RS. O corpus da pesquisa foi composto de registros em Diário de Campo, filmagens, registros fotográficos, transcrições de áudio e entrevistas com as crianças participantes do estudo. O material foi analisado por meio de uma aproximação com a técnica de Análise Textual Discursiva. A análise das categorias infere que o desenvolvimento da proposta de Espiral Investigativa tensiona as concepções instrumentais, muitas vezes, associadas às práticas de Iniciação à Pesquisa. Para além da aprendizagem de um pretenso método ou etapas do fazer ciências, a proposta analisada permite que as crianças exercitem a curiosidade epistêmica, a humildade intelectual, a autoconfiança nas capacidades de aprendizagem e a projetação de empreendimentos investigativos para a resolução de problemas emergentes.

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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Redes de Ensino de Arroio do Meio e Lajeado, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, mateusmlorenzon@gmail.com

Mestre em Ensino (UNIVATES); Doutorando em Educação (UPF); Professor das redes públicas de ensino
de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari-Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, jacqueh@univates.br

Doutora em Educação (UFRGS); Professora da Universidade do Vale do Taquari-Univates Lajeado/RS.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, ldarroz@upf.br

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em
Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática;
Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS. https://orcid.org/0000-0003-0884-9554.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, cwerner@upf.br

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pósdoutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. BR 285 – Bairro São José; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9933-8834.

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Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

LORENZON, M.; SILVA, J. S. da; DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da. Práticas de Iniciação à Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades a partir de uma proposta de espiral investigativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 46–71, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81342. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81342. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica