Outras Educações em Duque de Caxias: Antirracismo e Dinâmicas Curriculares na Contrahegemonia

Autores

  • Célia Regina Cristo de Oliveira Rede Municipal de Ensino (RME), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, celiachristo@yahoo.com.br
  • Claudia Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro, Brasil, mirandaunirio@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77913

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa sobre outras educações no Município de Duque de Caxias com ênfase
nas narrativas de professoras que se autodeclaram antirracistas. Trata-se de um trabalho com resultados que
interseccionam perspectivas inclusivas além de apresentar interfaces com as questões das diversidades que nos
desafiam no cotidiano. O temário da educação para as relações étnico-raciais e das relações de gênero atravessa o
problema de pesquisa explorado já que, ao debatermos aprendizagens outras, com da
exploramos aspectos das identidades assumidas por profissionais que atuam a contrapelo em instituições ainda
marcadas pelas insuficiências da falta de letramento racial. Adotamos uma perspectiva metodológica incluindo
entrevistas semiestruturadas.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, C. R. C. de; MIRANDA, C. Outras Educações em Duque de Caxias: Antirracismo e Dinâmicas Curriculares na Contrahegemonia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 261–283, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77913. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar