A formação do leitor a partir de práticas de letramentos literários em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74879Resumo
O presente estudo tem como tema as práticas de leitura literária e a formação do leitor na Escola de
Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino - SC. A demanda identificada para esta
investigação consiste na falta de acesso a livros de literatura que despertem os estudantes para o
desenvolvimento de práticas de leitura literária. Deste modo, tem-se como objetivo compreender como o
incentivo à leitura de literatura de interesse dos estudantes pode contribuir para a formação do leitor na
escola. Os dados apresentados resumem características da comunidade escolar declaradas no sistema
informatizado de gestão escolar da rede e das fichas de leitura e, sobretudo, compilam proposições do diário
reflexivo escrito pelos estudantes. A formação de leitores deve estar presente na proposta pedagógica da
escola, em longo prazo, e sempre numa perspectiva de investimento em conteúdo significativo para o
estudante e disponibilização de tempo e espaço para leitura.