A formação do leitor a partir de práticas de letramentos literários em contexto escolar

Autores

  • Camila Grimes Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, cgrimes@furb.br
  • Elis Regina Kosloski Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, elis.regkos@gmail.com
  • Flávio Booz Rede Estadual de Ensino de Santa Cataria (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, flaviobooz@gmail.com
  • Rozane Fermino da Silva Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, profrozanefermino@gmail.com
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, adrfischer@furb.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74879

Resumo

O presente estudo tem como tema as práticas de leitura literária e a formação do leitor na Escola de
Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino - SC. A demanda identificada para esta
investigação consiste na falta de acesso a livros de literatura que despertem os estudantes para o
desenvolvimento de práticas de leitura literária. Deste modo, tem-se como objetivo compreender como o
incentivo à leitura de literatura de interesse dos estudantes pode contribuir para a formação do leitor na
escola. Os dados apresentados resumem características da comunidade escolar declaradas no sistema
informatizado de gestão escolar da rede e das fichas de leitura e, sobretudo, compilam proposições do diário
reflexivo escrito pelos estudantes. A formação de leitores deve estar presente na proposta pedagógica da
escola, em longo prazo, e sempre numa perspectiva de investimento em conteúdo significativo para o
estudante e disponibilização de tempo e espaço para leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Grimes, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, cgrimes@furb.br

Mestre em Educação (FURB); Professora de Ciências e Biologia em escola pública estadual de Santa
Catarina. 

Elis Regina Kosloski, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, elis.regkos@gmail.com

Mestre em Educação (FURB); Professora de Língua Inglesa em escola pública estadual de Santa Catarina. 

Flávio Booz, Rede Estadual de Ensino de Santa Cataria (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, flaviobooz@gmail.com

Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Dom Bosco; Assistente em Educação em
escola pública estadual de Santa Catarina.

Rozane Fermino da Silva, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC), Santa Catarina, Brasil, profrozanefermino@gmail.com

Especialista em Metodologia do ensino de português e inglês pela FAVENI; Professora de Língua Inglesa
em escola pública estadual de Santa Catarina.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, adrfischer@furb.br

Doutora em Linguística (UFSC); Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e
Doutorado) e no Departamento de Letras, FURB. 

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

GRIMES, C.; KOSLOSKI, E. R.; BOOZ, F.; SILVA, R. F. da; FISCHER, A. A formação do leitor a partir de práticas de letramentos literários em contexto escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 305–321, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74879. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74879. Acesso em: 14 jul. 2024.