O Estágio Supervisionado em Educação Infantil: a desarmonia entre o cuidar e educar

Autores

  • Deise Ramos da Rocha Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, deise.rocha@hotmail.com
  • Paulo Alves de Araújo Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rapaulo.araujo@ifb.edu.br
  • Maria Paula Alves Siqueira Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, mpsiqueira10@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74874

Resumo

O presente artigo está inserido na perspectiva do Estágio como espaço de pesquisa e tem como objetivo investigar
o nexo entre cuidar e educar na Educação Infantil, na relação crianças profissionais da educação. Cuidar e educar
estão presentes em diferentes momentos da história da Educação Infantil, desde uma visão assistencialista até as
recentes legislações, mostrando-se a principal identidade da etapa e por conta das especificidades das crianças. O
Estágio é um espaço de pesquisa permanente e também uma das formas de manter a escola e o ensino superior em
diálogo e um momento de formação inicial e continuada, a relação entre a formação docente e o estágio, e também
da unidade entre teoria e prática. O referencial conta com documentos normativos: Currículo em Movimento do
Distrito Federal (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2010). Nos
embasamos ainda em Curado Silva (2019) para os estudos do Estágio enquanto práxis pedagógica e Pasqualini e
Martins (2008) para tratar sobre o binômio cuidar educar. Identificamos uma desarmonia que colabora com a falta
de identidade do profissional que ali se encontra, com o próprio objetivo da Educação Infantil e por fim,
prejudicando o desenvolvimento integral, corroborando com a visão adultocêntrica da Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Ramos da Rocha, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, deise.rocha@hotmail.com

Doutora em educação; Professora do IFB.

Paulo Alves de Araújo, Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rapaulo.araujo@ifb.edu.br

Mestrando em Educação Profissional e Tecnólogica (ProfEPT-IFB). Professor do Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico no Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião. 

Maria Paula Alves Siqueira, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, mpsiqueira10@gmail.com

Discente em Pedagogia do Instituto Federal de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ROCHA, D. R. da; ARAÚJO, P. A. de; SIQUEIRA, M. P. A. O Estágio Supervisionado em Educação Infantil: a desarmonia entre o cuidar e educar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 246–262, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74874. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil