Estágio supervisionado em tempos de pandemia na educação infantil: um relato de desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74873Resumo
O presente relato de experiência didático-pedagógico ocorreu durante o Estágio Supervisionado no curso de
Pedagogia na Educação Infantil I, tendo como cenário o contexto da pandemia do novo coronavírus – Covid -19.
O relato aborda os desafios e possibilidades para realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil em
uma Instituição de Educação Superior localizada na região metropolitana de Goiânia; traz uma possibilidade
reflexiva sobre as condições de desenvolvimento do estágio em tempos de pandemia enfrentada por parte dos
professores e alunos. O procedimento metodológico foi revisão bibliográfica com aporte teórico em autores como:
Pimenta (2005/2006); Suanno, Silva e Rosa (2017), Peixoto e Santos (2018); Abdalla e Silva (2018); Morais,
Pinho e Pinho (2021). Portanto, evidencia-se que a realidade vivenciada no estágio durante este período revelam
que docentes e estagiários tiveram que se adaptar ao uso dos recursos tecnológicos utilizados no processo de
ensinar e aprender para conduzir com as atividades propostas e dar continuidade ao estágio com auxílio dos
recursos educacionais digitais e assim colaborar para construção de identidade docente articulando saberesteóricos
e práticos. Destaca-se a importância das relações sóciais na educação infantil e a necessidade de que o estágio
supervisionado seja obrigatório, supervisionado e presencial.