Afetividade e formação docente: reflexões a partir da licenciatura em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74602Resumo
O presente trabalho é um relato da experiência do estágio para formação de professoras de psicologia. O objetivo
é debater a o papel da afetividade no processo formativo dos(as) educandos(as), pautado nas contribuições da
psicogenética walloniana e outros estudos críticos no campo da Educação. Este tema se desenhou a partir das
vivências e reflexões das relações que foram construídas no dia-a-dia da sala de aula, ao longo do curso de
formação de curta duração “A importância da(o) auxiliar de atividades educativas no processo de ensino e
aprendizado na Educação Infantil”, ministrado nos meses de setembro, outubro e novembro de 2019, cujo intuito
foi tencionar as relações entre Psicologia e Educação, bem como entre Indivíduo e Sociedade. Destacamos a
complexidade do trabalho pedagógico, o qual depende de pessoas completas e contextualizadas e que é, portanto,
marcadamente afetivo. Ademais, ressaltamos a importância do estágio para a formação de profissionais da
educação comprometidos com as discussões das políticas públicas e sociais, com os valores da solidariedade e da
cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamentos e
de ação da e na interface entre Psicologia e Educação.