O Olhar dos Acadêmicos Concluintes do Curso de Licenciatura em Química da UEG sobre a Prática Pedagógica dos Professores Formadores

Autores

  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, marlon@ufg.br
  • Rogério Daniel Pereira Ramos Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, rogerioramosueg@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67107

Resumo

Estadual de Goiás (UEG) a respeito da prática de professores formadores do referido curso e sua contribuição para a formação dos licenciandos. Para isso, realizamos cinco encontros, dois deles aqui apresentados e discutidos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e a técnica utilizada foi a do grupo focal (GF), realizada com seis alunos do 7º e 8º períodos do ano de 2015. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de duas categorias selecionadas a priori: (a) relação entre as disciplinas específicas e pedagógicas e (b) relações entre as disciplinas de Prática de Ensino de Química (PEQ) e Estágio Supervisionado. Os resultados indicam a necessidade dos docentes repensarem sua prática educativa, considerando não apenas conhecimentos específicos, mas também pedagógicos, humanos e sociais, fundamentais para se formar com êxito um bom professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

FLORA BARBOSA SOARES, M. H.; PEREIRA RAMOS, R. D. O Olhar dos Acadêmicos Concluintes do Curso de Licenciatura em Química da UEG sobre a Prática Pedagógica dos Professores Formadores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 227–242, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67107. Acesso em: 4 jul. 2022.