Ensino Híbrido: um processo contínuo de gestão de sala de aula

Autores

  • Ivanilda de Almeida Meira Novais Secretaria Municipal de Educação, Borrazópolis, Paraná, Brasil, nonesnovaes123@gmail.com
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, luisafurlancosta@gmail.com
  • Nubia Carla Ferreira Cabau Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, nubiacabau@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67103

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino híbrido a partir de uma abordagem da gestão de sala de aula e o uso das metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, registra-se como principal objetivo discutir as mudanças metodológicas que propõe o ensino híbrido vinculado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, caracterizando especificamente a organização e a direção de situações que favoreçam a aprendizagem. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Kenski (2012) e Libâneo (2010). Busca-se refletir sobre a relação das pessoas com os usos das novas tecnologias no contexto educacional. Conclui-se que as novas tecnologias e o modo híbrido de ensino podem contribuir efetivamente para a educação principalmente se, e quando, passa a ser efetivamente praticado nas salas de aula e não somente discutido nos ambientes acadêmicos.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

DE ALMEIDA MEIRA NOVAIS, I.; FURLAN COSTA, M. L.; FERREIRA CABAU, N. C. Ensino Híbrido: um processo contínuo de gestão de sala de aula. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 179–193, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67103. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica