O Jogo Street Fighter II como Possibilidade de Análise da Paisagem Geográfica no Ensino de Geografia

Autores

  • Bruna Mendes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juíz de Fora, Minas Gerais, Brasil, silvabmendes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67090

Resumo

Brasil (PGB, 2015) comprovam que pais e filhos utilizam essa atividade de entretenimento como forma de interagirem. Contudo, apesar de essa ser uma atividade muito difundida, o contexto escolar brasileiro ainda não reflete essa realidade de forma igual, principalmente se tratando do uso de jogos de videogame, pois poucos se apropriam desse universo para o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um plano de aula didático que utiliza o jogo Street Fighter II como possibilidade de análise da paisagem geográfica no ensino de Geografia. A metodologia empregada no desenvolvimento desta proposta se baseia na consulta às referências bibliográficas e documentos sobre as principais temáticas - os jogos eletrônicos, o videogame, o jogo Street Fighter II, a Geografia escolar e o conceito de paisagem geográfica -, tomando como referência e inspiração à experiência desenvolvida pelo Núcleo de Games Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) do Colégio Dom Pedro II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

MENDES DA SILVA, B. O Jogo Street Fighter II como Possibilidade de Análise da Paisagem Geográfica no Ensino de Geografia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 91–104, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67090. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67090. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica