Informática educacional na educação básica e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67088Resumo
Entre percalços que escolas enfrentam diante da realidade do uso das tecnologias da informação e comunicação, coexistem diferentes opiniões quanto ao uso delas no ambiente escolar inclusivo. O objetivo desse artigo foi levantar dados, reflexões, sugestões e posicionamentos presentes em pesquisas que versam sobre a informática educacional na educação básica e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investigou artigos científicos disponíveis na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia Brasil. A pesquisa apresenta alguns aspectos que podem estar por trás da negação ou da aceitação do uso das tecnologias digitais na esfera educacional. A maioria dos artigos encontrados defende que as tecnologias são muito contributivas no processo de ensino e aprendizagem, e que a relutância ao uso delas, ou mesmo as dificuldades de usá-las por parte das crianças, não deve eximir os professores de incentivarem essas crianças a irem se aproximando das tecnologias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-16
Como Citar
LEIRE ROEPKE, J.; REGINALDO DE OLIVEIRA, V.; MARTINS, M. Informática educacional na educação básica e inclusiva. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 74–90, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67088. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).