Emancipação e aprendizagem significativa na educação: contribuição das TDIC
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65117Resumo
Este artigo discute o desenvolvimento da emancipação no sujeito a partir da aprendizagem significativa, por meio de projetos interdisciplinares, utilizando como ferramenta pedagógica as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). O estudo possui uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, abarcando o levantamento de estudos, pesquisas e publicações que tratam dessa temática. Assim, visa contribuir para o debate da superação de uma perspectiva de educação alienada e sugere a associação da teoria da aprendizagem significativa com projetos interdisciplinares na educação formal, potencializando o desenvolvimento de uma educação crítico-emancipatória e contribuindo, dessa forma, para a formação de sujeitos emancipados em nossa sociedade.Downloads
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Publicado
2020-08-19
Como Citar
DA SILVA RUAS, K. C.; MACIEL, C. E. Emancipação e aprendizagem significativa na educação: contribuição das TDIC. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 240–255, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65117. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
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