Emancipação e aprendizagem significativa na educação: contribuição das TDIC

Autores

  • Kelly Cristina da Silva Ruas Cepae/UFG
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65117

Resumo

Este artigo discute o desenvolvimento da emancipação no sujeito a partir da aprendizagem significativa, por meio de projetos interdisciplinares, utilizando como ferramenta pedagógica as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). O estudo possui uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, abarcando o levantamento de estudos, pesquisas e publicações que tratam dessa temática. Assim, visa contribuir para o debate da superação de uma perspectiva de educação alienada e sugere a associação da teoria da aprendizagem significativa com projetos interdisciplinares na educação formal, potencializando o desenvolvimento de uma educação crítico-emancipatória e contribuindo, dessa forma, para a formação de sujeitos emancipados em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina da Silva Ruas, Cepae/UFG

Professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Educação pela UFMS.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

DA SILVA RUAS, K. C.; MACIEL, C. E. Emancipação e aprendizagem significativa na educação: contribuição das TDIC. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 240–255, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65117. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica