Por uma didática mídia-educativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65103Resumo
O artigo apresenta subsídios para se pensar caminhos em direção a uma didática mídiaeducativa usando como metodologia a revisão bibliográfica motivada pelos resultados de uma pesquisa extensa realizada nas escolas municipais do Rio de Janeiro. A partir da constatação – ancorada pelos dados da pesquisa – de que as escolas ainda não incorporaram em suas práticas as principais diretrizes postas hoje pelo campo da Mídia-educação, aborda a importância do letramento midiático para a formação de cidadãos que possam se relacionar de forma crítica e criativa com as mídias e relata as barreiras elencadas por pesquisadores para a implementação das TIC nas escolas. Por fim, o artigo aponta um caminho a partir da construção de políticas públicas mídia-educativas com diretrizes claras e mecanismos que garantam sua implementação na didática em sala de aula, incorporando fundamentalmente: 1 - infraestrutura; 2 - formação continuada de professores; 3 - incentivos para que os professores implementem a política, com autonomia para criarem práticas pedagógicas diversas, liberdade para a invenção e espaço para o erro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
SOBRAL MILLIET, J. Por uma didática mídia-educativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 63–75, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65103. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).