Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60195Resumo
Este artigo traz a proposição de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação, objetivando demonstrar que esses recursos usados nos laboratórios de informática da escola podem ser promissores ao ensino de língua inglesa, fazendo reflexões sobre o uso, criação e compartilhamento de recursos educacionais abertos (REA), como incentivo à autoria, autonomia e colaboração entre alunos e professores. Utilizou-se da revisão bibliográfica para explorar o tema em questão, juntamente com a análise documental da BNCC para a elaboração das atividades. Conclui-se que incentivar os alunos a criarem REA, por meio do uso do computador e da internet, além de promover a pesquisa, é uma forma de despertar a criatividade por meio da autoria e da reflexão sobre o uso ético das informações disponíveis na internet. PalavrasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-30
Como Citar
MELLO, E. C. F. de; BOSCARIOLI, C. Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 120–132, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60195. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).