Leitura de poesia na escola: uma aproximação possível
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.5981Resumo
O presente artigo discute a prática da leitura do gênero poético, suas especifi cidades e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado com duas turmas de 7º ano, no Cepae/UFG, mediante a leitura do livro Compêndio para uso dos pássaros, de Manoel de Barros. Tomou-se como diretriz a idéia de que a prática de leitura de poesia precisa ser revestida da exploração dos elementos lúdicos presentes no texto, fazendo desses elementos o mote para a refl exão dos temas. Concluímos que a recepção estética de poesia deve ter um lugar na escola, uma vez que a poesia é parte relevante da cultura humana e permite um gesto de atualidade em qualquer idade do mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-16
Como Citar
BARROS, D. C. Leitura de poesia na escola: uma aproximação possível. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 13–24, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.5981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5981. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).