¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52746Resumo
Os avanços tecnológicos e em especial os digitais, tem contribuído de forma importante no ensino e aprendizagem da matemática. O uso da tecnologia não é novo, há muito tempo, a utilização das “calculadoras” já havia sido incorporada nas salas de aula. Posteriormente, com o desenvolvimento dos ambientes digitais, favoreceu-se a criação de software específico, para o aluno sem alguma necessidade educativa especial. A criação de programas concretos e de aplicação para alunos com necessidades educativas especiais inseridos em salas de aula inclusivas ocorreram muito mais recente. Entres os diversos software que podemos encontrar para estes alunos podemos citar: cibervoz, infovox etc., para alunos cegos. Apresentamos, aqui, a rápida evolução que tem experimentado a criação e o uso das chamadas “novas tecnologias” TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino e aprendizagem da matemática nos níveis obrigatórios em aulas inclusivas. Mostraremos também como nosso grupo tem evoluído na inserção das novas metodologias para aulas inclusivas. E de igual forma exporemos as distintas investigações que realizamos com os ambientes de aprendizagem digital para alunos com necessidades especiais (surdos, cegos etc.) e que nos mostraram a eficácia deles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-02
Como Citar
SALA, N. R. ¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52746. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52746. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).