A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44729Resumo
A tecnologia quando integrada ao ensino-aprendizagem constitui uma estratégia interessante à prática pedagógica. O uso de recursos audiovisuais (RAV) em ambiente de sala de aula auxilia as percepções da ciência e de seus desdobramentos, além dos aspectos ilustrativos, informativos e motivacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a utilização de RAV no ensino de Ciências e o processo de recontextualização pedagógica de Bernstein, buscando estabelecer um paralelo entre os temas. São abordados os três contextos do discurso que envolvem a produção, reprodução e relocação, considerando que a ordem social e a distribuição de poder influenciam diretamente as relações pedagógicas. Identificando a presença de códigos nos RAV e a abrangência dos conceitos de classificação e enquadramento da Teoria de Bernstein, é possível avaliar o uso desses materiais em sala de aula de Ciências. Como os audiovisuais não são essencialmente produzidos com fins didáticos, mas regidos por outros discursos, é necessária uma adaptação à exibição desses materiais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
RIBEIRO ALVES, M. dos S.; ANJOS, M. B. dos. A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 261–279, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44729. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).