Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas

Autores

  • Ildisnei Medeiros da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44725

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um ensino dialógico de teatro, considerando o pensamento freireano com relação ao diálogo, e a necessidade de uma educação para a emancipação dos sujeitos. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente à educação dialógica, e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (Cenotec/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva

Doutorando em Educação, Construção das Ciências e Práticas Educativas pelo Programa de Pós--Graduação em Educação ? PPGEd da UFRN. Mestre em Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas ? PPGARC da UFRN (2014-2015). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar ? UnP (2013-2014), Licenciado em História pela UnP (2009-2012). Graduado em Teatro pela UFRN (2011-2015) e Graduando em Pedagogia pela UFRN. Tem experiência na área de Educação; História ? com ênfase em Ensino de História e História da(s) Arte(s); Artes ? com ênfase nas Artes Cênicas e áreas correlatas ?, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, construção das ciências, práticas pedagógicas, cenografia (cenários, sonoplastia, figurino, maquiagem, iluminação e tecnologias cênicas) e representação. Pesquisador-Colaborador do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (Cenotec), Departamento de Artes da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (Gepem/UFRN).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

SILVA, I. M. da. Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 203–219, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44725. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias