Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44725Resumo
O presente trabalho possui como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um ensino dialógico de teatro, considerando o pensamento freireano com relação ao diálogo, e a necessidade de uma educação para a emancipação dos sujeitos. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente à educação dialógica, e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (Cenotec/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada.Downloads
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Publicado
2016-12-21
Como Citar
SILVA, I. M. da. Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 203–219, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44725. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
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