Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44694Resumo
O presente artigo compartilha o relato de experiência do processo metodológico desenvolvido no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais V, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade presencial, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no segundo semestre do ano letivo de 2015. No decorrer da disciplina, foi proposto ao grupo de estudantes o desenvolvimento de projetos de ensino tendo como fio condutor a proposta metodológica denominada Jogo da Poética. Neste exercício reflexivo, por meio da análise processual e, também, dos relatórios finais dos projetos desenvolvidos pelos grupos, observou-se posturas dialógicas em relação às dimensões pedagógica, sociocultural e institucional dos espaços de imersão. Da mesma forma, temas, conteúdos, linguagens artísticas e formas de compartilhamento foram construídas em grupo por meio de uma escuta sensível aos parceiros – docentes regentes, estudantes e colegas de disciplina – nos espaços escolhidos, que durante todo o processo desafiaram e motivaram o coletivo descrito no desejo à docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
SANTOS, N. B. dos. Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 41–53, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44694. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).