A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38235Resumo
Esta pesquisa, pretende apresentar alguns resultados metodológicos de experiência pedagógica que desenvolveu uma construção de vídeos com alunos do Ensino Médio em escola do Norte do Paraná. A questão principal que direcionou a pesquisa, foi o que os alunos podem compreender a respeito do conceito Participação Política a partir da elaboração de vídeos como ferramenta de ensino nas aulas de Sociologia. Essa questão é relevante por estar relacionada a estudos sobre as novas tecnologias no espaço escolar como processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a pesquisa participante e análise documental de DCE/Sociologia (2008) e do Parecer CNE/CP nº. 08/2012 (BRASIL, 2012). Foram empregados como instrumento metodológico e avaliativos o desenvolvimento dos vídeos e a elaboração de trabalhos escritos. Os resultados mostraram que a elaboração de vídeos promoveu a interação entre os alunos, bem como contribuiu para a formação da escola como um espaço para a constituição de direitos e de cidadania. Dessa maneira, espera-se oferecer uma contribuição para novas propostas de ensino que consolidem uma Educação em Direitos Humanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
YOSHIMOTO, G. M. F.; PEREIRA, D. da S. A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 283–294, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38235. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).