A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia

Autores

  • Graziele M. Freire Yoshimoto
  • David da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38235

Resumo

Esta pesquisa, pretende apresentar alguns resultados metodológicos de experiência pedagógica que desenvolveu uma construção de vídeos com alunos do Ensino Médio em escola do Norte do Paraná. A questão principal que direcionou a pesquisa, foi o que os alunos podem compreender a respeito do conceito Participação Política a partir da elaboração de vídeos como ferramenta de ensino nas aulas de Sociologia. Essa questão é relevante por estar relacionada a estudos sobre as novas tecnologias no espaço escolar como processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a pesquisa participante e análise documental de DCE/Sociologia (2008) e do Parecer CNE/CP nº. 08/2012 (BRASIL, 2012). Foram empregados como instrumento metodológico e avaliativos o desenvolvimento dos vídeos e a elaboração de trabalhos escritos. Os resultados mostraram que a elaboração de vídeos promoveu a interação entre os alunos, bem como contribuiu para a formação da escola como um espaço para a constituição de direitos e de cidadania. Dessa maneira, espera-se oferecer uma contribuição para novas propostas de ensino que consolidem uma Educação em Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele M. Freire Yoshimoto

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Londrina.

David da Silva Pereira

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

YOSHIMOTO, G. M. F.; PEREIRA, D. da S. A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 283–294, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38235. Acesso em: 19 mar. 2024.