Um duplo olhar para o PIBID: impactos nos cursos de Licenciatura e na comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38232Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos desafios e impactos causados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em duas trajetórias docentes, às quais coube coordenar a gestão em dois distintos programas, um deles em uma Universidade federal e o outro em uma comunitária, ambos nos campi sede, situados na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e abrangendo sete municípios. O objetivo deste relato é partilhar as ações e os impactos causados nas Licenciaturas e no processo de formação docente (inicial e continuada), bem como nas comunidades que receberam bolsistas de Iniciação à Docência. As reflexões acerca desse momento, na condição de gestoras, resultaram do envolvimento anterior das docentes em várias intervenções no Ensino Superior, bem como na Educação Básica, as quais lhes possibilitaram uma reflexão sobre a aproximação Universidade/Escola. Em decorrência das propostas executadas, os cursos de Licenciatura de ambas as instituições obtiveram maior visibilidade, os acadêmicos ampliaram suas produções científicas, os supervisores retornaram à Universidade e participaram de momentos de formação continuada, gerando um consenso de que tanto a Universidade quanto a escola são co-formadoras da docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
CARRETTA, Ângela S. J.; LINDNER, L. M. T. Um duplo olhar para o PIBID: impactos nos cursos de Licenciatura e na comunidade escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 231–246, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38232. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38232. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).