As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38226Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a aprendizagem da docência. Como estratégia de investigação, usam-se narrativas de bolsistas do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde, Goiás. A investigação, de natureza qualitativa, é conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência? Que aprendizagens estão sendo construídas no Pibid? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no Pibid? De modo geral, os bolsistas apontam que o Programa tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e com a sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.Downloads
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Publicado
2015-10-23
Como Citar
RIBEIRO, L. A.; PANIAGO, R. N.; OLIVEIRA, S. M. de. As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 161–176, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38226. Acesso em: 19 dez. 2024.
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Seção
Artigos
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