Os efeitos do Pibid na formação de alunos da área da linguagem: uma reflexão amparada nas práticas de Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38225Resumo
Este artigo tem por objetivo produzir uma reflexão sobre o processo de normatização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) considerando, em um primeiro momento, a posição política do Estado e o percurso sócio-histórico em que o Programa se institui, por intermédio da Capes, para os cursos de licenciaturas das universidades públicas do Brasil. Em um segundo momento, discutiremos, com base nos recortes de entrevistas de alunos e professores envolvidos direta e indiretamente com o Pibid, os efeitos de sentido dessa prática de iniciação à docência nas atividades de Estágio Supervisionado no curso de Letras, que habilita o profissional na área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
MOTTA, A. L. A. R. da; SILVA, V. Os efeitos do Pibid na formação de alunos da área da linguagem: uma reflexão amparada nas práticas de Estágio Supervisionado. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 145–159, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38225. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38225. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).