Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38223Resumo
Por meio deste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial dos licenciandos da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. Nessa significativa passagem para o caminho de se tornar um professor, compreendemos o valor de um modelo de formação reflexiva, em que se exige, cada vez mais, a reflexão continuada sobre a própria prática. Além da formação inicial de professores e do modelo de formação reflexiva, discute-se também a oportunidade que o Programa oferece de se exercer uma postura crítica em face da racionalidade técnica existente na carreira docente. Os resultados apontam para a importância crescente da formação de professores pesquisadores com uma prática autorreflexiva de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
ANJOS, T. R. dos; PEREIRA, L. R.; ORLANDINI, P.; OZELO, H. F. B. Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 131–143, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38223. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38223. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).