O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38220Resumo
O tema abordado neste artigo é a dinâmica de transformação da realidade acadêmica vivenciada por estudantes de licenciatura, em decorrência da implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid –, da CAPES no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). A preocupação com a formação de professores com qualidade tem marcado a trajetória do ISEI, desde sua criação até nossos dias e, nesse contexto, a implantação do programa Pibid acabou fortalecendo esse objetivo. Em nossa análise, isso foi possível principalmente em virtude do maior tempo de permanência dos bolsistas na instituição e sua maior vinculação com o fazer pedagógico, objetivo principal do programa. Privilegiamos, aqui, as experiências de dois programas pouco difundidos ainda em nosso país, que são o Pibid de Música e Letras: Português-Alemão, sendo esse último um dos poucos existentes no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-23
Como Citar
GEVEHR, D. L.; RICHTER, J.; KOTHE, M. O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 79–98, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38220. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).