Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os conteúdos culturais do livro didático (LD), de língua espanhola, Cercanía: espanhol (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012), do 9º ano, da Educação Básica, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (Brasil, 2014) e distribuído às escolas brasileiras. As perguntas que orientam o estudo são as seguintes: Qual é a concepção de cultura predominante em Cercanía: espanhol? De que maneira os conteúdos culturais e as atividades de compreensão leitora (ACL) sobre os conteúdos culturais deste LD podem contribuir para um processo de ensino-aprendizagem intercultural? O referencial teórico que fundamenta a pesquisa está baseado em: Brasil (1996, 1998), Canale e Swan (1980), Casal (1999), Chaui (2008), Delors (1998), Geertz (1989), López (2005), Miquel e Sans (1992) e Thompson (1998). Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter documental e com uma perspectiva qualitativa e interpretativa. As análises apontaram que neste LD: língua e cultura estão integradas; comparecem conteúdos culturais representativos da cultura com maiúscula, minúscula e com K; há tanto ACL de bases estruturalistas, quanto de bases comunicativas, prevalecendo as do primeiro modo. Constatou-se que os tipos de cultura não são os fatores determinantes para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem intercultural, mas sim a proposta de ACL comunicativas que favorecem leituras críticas dos aspectos culturais da língua-alvo e da língua materna do aprendiz de língua estrangeira. O papel do professor como mediador constituiu também fator significativo para um processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva intercultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
BULZACCHELLI, J. S.; MURCE FILHO, N. F.; DUARTE, M. S. Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 341–348, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38185. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).