Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio
Resumo
Esta dissertação de mestrado em processo de construção investiga a seguinte questão desencadeadora da pesquisa: Que intervenções pedagógicas relacionadas às operações de raciocínio o professor de Língua Portuguesa pode realizar em sala de aula para favorecer o desenvolvimento da competência leitora em estudantes do Ensino Médio? Este trabalho acadêmico-científico tem por objetivo central a elaboração de um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de raciocínio - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Psicolinguística, Psicopedagogia, Linguística Textual e Linguística Aplicada. A metodologia implica em uma pesquisa bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Já foram escolhidas as operações de raciocínio a serem exploradas, elaborados os seus conceitos e preparadas algumas atividades constituintes do material didático.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
SOUZA, S. R. A. N. de; SANTOS, G. J. F. dos. Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 279–285, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38177. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).