Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio

Autores

  • Sônia Regina Antunes Naufal de Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Givan José Ferreira dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

Esta dissertação de mestrado em processo de construção investiga a seguinte questão desencadeadora da pesquisa: Que intervenções pedagógicas relacionadas às operações de raciocínio o professor de Língua Portuguesa pode realizar em sala de aula para favorecer o desenvolvimento da competência leitora em estudantes do Ensino Médio? Este trabalho acadêmico-científico tem por objetivo central a elaboração de um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de raciocínio - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Psicolinguística, Psicopedagogia, Linguística Textual e Linguística Aplicada. A metodologia implica em uma pesquisa bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Já foram escolhidas as operações de raciocínio a serem exploradas, elaborados os seus conceitos e preparadas algumas atividades constituintes do material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Antunes Naufal de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Givan José Ferreira dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

SOUZA, S. R. A. N. de; SANTOS, G. J. F. dos. Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 279–285, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38177. Acesso em: 16 abr. 2024.